domingo, 17 de março de 2013

Regras para o final





1. Peões dobrados (quebrados), isolados (ilhados) ou bloqueados são fracos. Evite-os.


2. Os peões passados devem avançar o mais rapidamente possível.

3. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões.

4. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças.

5. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala.

6. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões somente
numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam elas menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama).

7. Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões.

8. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes.

9. O rei é uma peça forte. É importante usá-la.

10. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo.

11. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situações, exceto nas posições bloqueadas.

12. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável.

13. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei.

14. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos.

15. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: adaptado dos Finais Básicos de Xadrez: vol. I e II - Reuben Fine

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