Julgar uma posição corretamente e reconhecer suas peculiaridades é um pré-requisito essencial para encontrarmos um plano estratégico aceitável.
Devemos, portanto, indagar quais os fatores que determinam o caráter de uma posição, e qual o plano estratégico a ser daí deduzido.
A questão é ampla e carece de muito estudo. Entretanto, abreviadamente indicaremos que o caráter de uma posição é determinado pelos seguintes fatores:
1. A posição dos reis.
2. Relação material, isto é, igualdade ou superioridade material de um lado.
3. O poder de cada peça.
4. A qualidade de cada peão.
5. A posição dos peões, ou seja, sua estrutura.
6. Cooperação entre peças e peões.
Alguns dos fatores que determinam o caráter da posição são permanentes, outros, temporários.
Um fator permanente de importância fundamental é o da qualidade e posição dos peões, pois estes não podem, em contraste com as peças, serem transferidos de uma ala do tabuleiro para outra; posições de peões, como regra, alteram-se gradativamente, enquanto que as peças podem na maioria dos casos, mudar de colocação sem dificuldade.
Como conseqüência, temos a aparente contradição de que os peões, a despeito de seu valor relativamente pequeno, são os que determinam, em grande proporção, o caráter de uma dada posição. Outros fatores permanentes são a superioridade material, e em muitos casos, a posição dos reis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário