Notações de xadrez são métodos que descrevem os movimentos de uma partida de xadrez, de modo a poder estudá-la depois de concluída e/ou reproduzi-la anos depois de realizada.
O sistema de notação algébrica é o mais utilizado, tendo as colunas
identificadas por letras (a a h), enquanto as linhas recebem numeração
(1 a 8). As peças são identificadas pela sua inicial maiúscula, porém
essas iniciais mudam de acordo com a língua do jogador. Para evitar
confusões devido à troca das iniciais das peças, é comum em periódicos
ou livros de xadrez que se use a estatueta correspondente. Em português
as peças são representadas da seguinte maneira:
O Rei é representado pela letra R. |
|
A Rainha é representada pela letra D, de Dama, já que R significa Rei. | |
A Torre é representada pela letra T. | |
O Bispo é representado pela letra B. | |
O Cavalo é representado pela letra C. | |
Os peões não são representados pela letra inicial, sendo reconhecidos pela falta dela. Em casos em que seja necessária a distinção, a coluna onde ele se encontra é assinalada. |
Para capturas feitas por peões indica-se a letra de sua coluna e o endereço da casa da peça capturada.
Ex: exd5 (o peão da coluna e captura a peça na casa d5), axb6 (o peão da coluna a captura na casa b6).
Quando
duas peças iguais puderem se mover para a mesma casa, indica-se, após a
inicial da peça a ser jogada, a letra da coluna, caso a outra peça
esteja na mesma linha; ou, o número da linha, caso a outra peça esteja
na mesma coluna.
Quando dois cavalos ou outras peças poderem ir para a casa d2, é necessário especificar qual dos cavalos vai ser movido:
Ex: Cbd2 (o cavalo da coluna b vai para a casa d2), Tac1 (a torre da coluna a vai para c1), T8d7(a torre da oitava linha vai para d7).
O roque pequeno é indicado por O-O e o roque grande por O-O-O.
A promoção é indicada pelo sinal =. Ex: a1=D (o peão preto da coluna a chegou a primeira linha e foi promovido a dama. e8=T (o peão branco da coluna e chegou à oitava linha e foi promovido a torre).
O xeque é indicado pelo sinal +. Ex: Bc4+ (o bispo vai para a casa c4 e dá xeque).
O xeque-mate é simbolizado por #. Ex: Df7# (a dama vai para a casa f7 e dá mate)
Significados:
x | A letra 'x' entre a peça e a casa de destino significa que essa peça efetuou uma captura. |
e.p | Sinaliza uma captura en passant, porém nem sempre é usado, uma vez que a casa para a qual o peão é deslocado já é indicativo da captura en passant. |
0-0 | Indica o roque pequeno. |
0-0-0 | Indica o roque grande. |
+ | O sinal '+' ao lado da jogada significa um xeque. |
++ ou # | O sustenido ou dois sinais de adição significam um xeque-mate |
(=) | O sinal de igualdade entre parênteses é indicativo de uma oferta de empate. |
Há também uma outra classe de símbolos utilizados para comentar as partidas,
conforme tabela abaixo:
Símbolo
|
Significado
|
!
|
Bom lance. |
!!
|
Lance brilhante. |
?
|
Mau lance. |
??
|
Lance péssimo. |
!?
|
Lance interessante. |
?!
|
Lance duvidoso. |
±
|
Vantagem branca. |
+/=
|
Ligeira vantagem branca. |
+–
|
Vantagem decisiva branca. |
± invertido
|
Vantagem negra. |
=/+
|
Ligeira vantagem negra. |
–+
|
Vantagem decisiva negra. |
∞
|
Posição incerta. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário