G. Kasparov - F. Gheorghiu
(Moscou 1982)
1.d4
Este lance, assim como o lance do Peão do Rei para a casa e4, é o mais lógico e direto, de modo simples, o melhor para se iniciar uma partida. De acordo com os princípios básico que guiam os primeiros estágios da partida: colocar as próprias peças em ação tão rápido quanto possível e assumir o controle do centro do tabuleiro
1. ... Cf6
Este é um dos melhores movimentos para as Pretas. As Pretas põem uma peça em jogo e impedem que o adversário conduza seu Peão para a casa e4, de modo a consolidar seu domínio sobre o centro.
2. c4
Agora as Brancas impedem o avanço do Peão da Dama para a casa d5, pois, neste caso, após 3. cxd5 as Pretas terão de escolher entre 3... Dxd5 4. Cc3, quando as Brancas desenvolvem o Cavalo ao passo que as Pretas têm que mover novamente a Dama desacelerando o desenvolvimento de suas peças, ou ficando para trás no desenvolvimento, conforme costuma dizer-se. Se as Pretas tomarem o Peão com o Cavalo via 3 ... Cxd5, permitirão que as Brancas joguem 4.e4 e mantenham um forte par de Peões no centro, todos eles controlando posições importantes no lado das Pretas, as casa c5, d5, e5 e f5.
O movimento 2.c4 é o início de um conflito consciente no jogo de xadrez. Idéias se chocaram, o combate começou. Quanto maior for a habilidade e o conhecimento de um jogador, melhor estará capacitado a detectar a ocorrência de conflitos, dos quais há dezenas em uma partida, e melhor será o seu julgamento sobre as consequências e as ações futuras.
O movimento 2.c4 é o início de um conflito consciente no jogo de xadrez. Idéias se chocaram, o combate começou. Quanto maior for a habilidade e o conhecimento de um jogador, melhor estará capacitado a detectar a ocorrência de conflitos, dos quais há dezenas em uma partida, e melhor será o seu julgamento sobre as consequências e as ações futuras.
2. ... e6
As pretas abrem um passagem para o Bispo, e, como se querendo compensar o tempo perdido, preparam-se para levar o seu Peão da Dama para a casa d5.
3. Cf3
As Brancas tem uma boa gama de continuações fortes, inclusive os lances 3.Cc3 e ate mesmo 3.Bg5 ou 4.Bf4 . São primordiais à compreensão dos princíios de desenvolvimento rápido das peças e sua implementação prática durante a abertura.
3. ... b6
As Pretas preocupam-se com o seu Bispo na casa c8 e preparam-se para colocá-lo em ação na posição principal de combate na casa b7 ou na posição alternativa a6.
4. a3
Para entender este movimento aparentemente passivo, é necessária uma compreensão profunda de medidas preventivas em uma partida. Este movimento discreto das Brancas evita que o Bispo Preto possa exercer um pressão ativa a partir da casa b4, e ao mesmo tempo prepara a condução do Cavalo Branco à casa c3 onde ele pode desempenhar um papel vital na luta pelo centro se ser cravado.
4. ... Bb7
5. Cc3
Ambos os lados tentam colocar logo as peças em jogo, de modo a consolidar seu poder de fiscalização das casa centrais do tabuleiro.
5. ... d5
As Pretas fortalecem, radicalmente, a sua posição no centro. Mesmo assim, o lance d5 tem as suas desvantagens, uma vez que bloqueia a diagonal do Bispo na casa b7.
6. cxd5 Cxd5
Após 6. ... exd5, o Bispo na casa b7 teria sido bloqueado pelo seu próprio Peão e correria o risco de continuar imobilizado por algum tempo. Embora uma tal característica na posição das Pretas não seja capaz de, por si só, determinar o sucesso das Brancas, é o acúmulo consistente de pequenas vantagens como esta que permite a um Grande Mestre virar o jogo a seu favor.
7.Dc2
Outro conflito se desenvolve na partida em torno do lance e4, que permitiria às Brancas ocuparem o centro. Ao escolher este lance as Brancas levam em consideração que após 7.e4? Cxc3 8.bxc3 Bxe4 as Pretas ganham um Peão.
7. ... c5
As Pretas poderiam acabar com o plano das Brancas jogando 7. ... f5, mas o custo seria muito alto.Elas ficariam com um Peão fraco e atrasdo na casa e6.
8.e4 Cxc3
9. bxc3
Aqui há um novo ganho por parte das Brancas. Elas conseguiram colocar um forte par de Peões no centro e estão lutando pelo controle da quinta fileira, isto é, do território inimigo". Os jogadores de xadrez chama isto de "vantagem de espaço".
9. ... Be7
10. Bb5+ Bc6
Em xadrez nem sempre um linha reta corresponde à menor distância entre dois ponto. Ao mover o Bispo para d3, dois dois lances, as Brancas colheram mais benefícios do que teriam feito caso o tivessem movido para lá diretamente. As Pretas tiveram que abdicar do lance mais natural contra o xeque, porque após 10. Bb5+ Cc6 11.Ce5 Tc8 12.Da4 Dc7 13.Dxa7 Ta8? 14.Bxc6+ as Brancas venceriam. O Bispo das Pretas fica em uma posição infeliz na casa c6, atrapalhando as suas próprias peças. Os jogadores de xadrez costumam se referir a tais casos como "mau posicionamento de peças" e "pobre coordenação de forças".
11. ... Cd7
O Bispo ocupando a casa de c6 forçou o Cavalo a um papel passivo , impedindo que pudesse exercer um papel ativo naquela casa, de onde ele atuaria sobre o contro controlado pelas Brancas. Pode ser que as Pretas não quisessem dar às Brancas a vantagem do par de Bispos após 11. ... 0-0 12. Ce5, mas este reia sido o menor de dois males, uma vez que na situação presente o Rei Preto permanece no centro. Teria sido mais razoável se as pretas buscassem a segurança do seu monarca retirando-o do centro, tão logo quanto possível.
12. 0-0
Já que as Pretas demoram a colocar seu Rei em segurança, as Brancas decidem abrir o centro a qualqer custo (removendo os Peões das colunas centrais). Para isto estas afastam o seu Rei da zona de combate deixando a área livre para a ação das Torres.
12. ... h6
Uma medida preventiva, similiar ao lance 4.a3, que impediu o lance das Pretas ... Bb4. Mas 12. ... 0-0 seria mais adequado. O sequenciamento preciso das operações é um componente importante da partida, e o Grande Mestre Floria Gheorghiu escolheu um momento infeliz para medidas preventivas.
13. Td1
As Brancas centralizam a Torre, antevendo a abertura da coluna da Dama.
13. ... Dc7
Já é tarde demais para as Pretas rocarem. Depois de 13. ... 0-0 14.d5 (um sacrifício de Peão) 14. ... exd5 (14. ... Bb7? é uma jogada fraca, pois com 15. dxe6 fxe6 16.Bb5! as Pretas teriam problemas por causa do seu Cavalo preso na casa d7) 15. exd5 Bb7 16.c4 Bf6 17.Bb2 as Brancas obtêm um forte Peão passado no centro.
14.d5!
"Aquele que está em vantagem deve agir rápido." Esta era uma das máximas do grande pensador do xadrez e primeiro campeão mundial Wilhelm Steinitz (1836 - 1900), que formulou as leis básicas da estratégia enxadrística. Uma análise da herança clássica deixada pelos corifeus do passado é útil para todos os entusiastas do xadrez e uma necessidade para aqueles que desejam estudar seriamente e morlhor seu jogo.
Na partida anterior as Brancas sacrificam apenas um Peão para obter tudo o que queriam: abrir as colunas da Dama e manter o Rei adversário no centro. As Brancas visivelmente venceram o primeiro estágio da partida - a abertura - e fizeram por meio de um plano de ação consistente. No entanto para capitalizar tais vantagens, é preciso agir de modo rápido e preciso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário