quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dicas de abertura de Xadrez.



Descuido nos Princípios da Abertura



Vamos analisar alguns erros que são freqüentemente cometidos por jogadores inexperientes nos estágios iniciais da partida.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que os pontos mais vulneráveis na ala do Rei são aqueles que só contam com a proteção do mesmo. Na posição inicial tais pontos são os Peões nas casas f2 e f7. Após o roque, tais pontos são os Peões nas casas h2, g2, h7 e g7. A proteção destas casas deve ser uma preocupação primordial. A experiência mostra que, geralmente, é nestas casas que ocorrem desastres, mesmo nos sistemas de abertura mais sofisticados.

Vamos analisar uma posição que ocorre na antiga e romântica
 


Abertura Italiana:

1.e4 e5
2.Cf3 Cc6
3.Bc4 Bc5
4.c3 Cf6



5.d4 exd4
6.cxd4 Bb4+
7.Cc3!






Em vez de jogar um cauteloso 7.Bd2, as Brancas decidem sacrificar dois Peões e uma Torre em troca do desenvolvimento rápido das suas peças - um artifício típico de jogadores de estilo agressivo. Os métodos modernos de luta na abertura não recomendam os próximos lances das Pretas, mas é preciso ter em mente que esta partida ocorreu um século atrás, quando ninguém duvidava do princípio de que “qualquer sacrifício deve ser aceito”.

7... Cxe4
8.O-O Cxc3
9.bxc3 Bxc3?




As Pretas tomaram dois Peões adversários mas ficaram para trás quanto ao desenvolvimento. O castigo por tais violações das regras de uma boa abertura vem em geral de forma rápida e selvagem. Esta velha análise é uma boa amostra das conseqüências desastrosas da  “ganância” na abertura. Ainda assim você não deve imaginar que esta partida somente tem valor histórico. É uma situação freqüente em simultâneas. Não se distraia capturando todos os Peões do inimigo em detrimento da mobilização das suas próprias forças.


10.Db3 Bxa1

As Pretas mantêm-se consistentes em seu desejo de ganhar tanto material quanto possível e perdem a última oportunidade de retirar o Rei do centro. A chance era: 10... d5 11.Bxd5 O-O.
 

11.Bxf7+ Rf8
12.Bg5 Ce7
13.Ce5!

 



É chegada a hora das Pretas pagarem por terem ignorado o desenvolvimento de suas peças e saído devorando Peões na abertura. Neste caso, o desastre deu-se na casa f7. As Pretas perdem, não importa o quanto tentem defender-se. Por exemplo: 13... Bxd4 14.Bg6 d5 15.Rf3+ Bf5 16.Bxf5 Bxe5 17.Be6+ Bf6 18.Bxf6 gf 19.Dxf6+ Re8 20.Df7 mate. (novamente a casa 17). Além de perseguir Peões, outro erro típico de muitos enxadristas é demorar para retirar o Rei do centro. Na prática dos mestres, há muitas partidas onde ambos os Reis permanecem no centro e sobrevivem, mas tratam-se de exceções à regra e
ainda assim são baseadas em um conhecimento profundo da situação e em habilidades defensivas.Os principiantes e aqueles que não têm tanta experiência devem fazer o roque na primeira oportunidade. Ao permanecer sem rocar, o Rei pode ser atraído para o centro do tabuleiro através de sacrifícios e aí o desastre se torna iminente.












































Fonte: Aprenda xadrez com Garry Kasparov
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. chessneiro